MATÉRIA DA REVISTA ESCOLA - DICAS IMPORTANTES


A adaptação das técnicas de ensino em sala de aula para alunos especiais faz todos responderem positivamente

Fazer um planejamento para classes com jovens com deficiência exige cuidados especiais. A primeira coisa é conhecer a criança e a família. Esse contato, além de ajudar a saber com quem você vai passar o ano, também orienta sobre os materiais específicos de que pode precisar em aula. Outra forma de conseguir essas informações é procurar o profissional que oferece atendimento especializado. "Essa troca é importante para o professor ter ideia das habilidades e competências com as quais está lidando", explica Daniela Alonso, consultora na área de inclusão e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10. "Com isso, ele pode pensar em propostas colaborativas dentro de sala e aperfeiçoar seus métodos pedagógicos. Cada aluno tem necessidades próprias. Nenhuma deficiência é igual", diz.

O que fazer, caso a caso...
Deficiência auditiva
- A escola precisa providenciar um intérprete para os alunos que já dominam a libras e um educador disponível a ensinar a linguagem a professores e crianças
- Fale sempre de frente, os alunos precisam enxergar seus lábios
- Sempre que possível, utilize recursos visuais
- Use gestos, pois facilitam a compreensão

Deficiência visual
- Solicite os materiais específicos, como os utensílios para escrever em braile e o soroban, audiolivros ou lupas e um profissional disposto a ensinar a escola a ler e escrever em braile. Também é fundamental garantir a acessibilidade em toda a escola, como sinalizações e comunicados traduzidos
- Acrescente estímulos orais às explicações
- Não mude os móveis de lugar com frequência para prevenir acidentes

Deficiência física
- Os materiais específicos podem ser pranchas ou presilhas para prender o papel na mesa, suportes para lápis e canetas e até computadores
- Alargamento de portas, instalação de rampas e barras de apoio facilitam a mobilidade dos alunos

Deficiência mental
- Informe-se com a família e os profissionais que acompanham o estudante sobre as necessidades dele e os instrumentos adequados para a aprendizagem
- Estimule habilidades sociais e interpessoais
- Faça avaliações compatíveis com o potencial de cada um. As comparações entre alunos são sempre prejudiciais
- Planeje metodologias de ensino com recursos diversificados e dê aos conteúdos um significado prático e instrumental

O planejamento deve levar em conta que podem ser necessárias, por exemplo, transcrições para o braile, audiolivro ou interpretação em libras. Esse apoio, garantido por lei, é feito por especialistas em conjunto com a escola. As secretarias municipais, organizações regionais e nacionais de apoio aos deficientes, universidades ou o Ministério da Educação oferecem orientações, materiais didáticos e até mesmo profissionais e estagiários. "Com a escola, o educador pode cobrar soluções para assegurar os direitos de seus alunos", diz Daniela.

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