TRABALHO DESENVOLVIDO COM A SALA DE ATENDIMENTO CLÁSSICO NÍVEL I - AUTISTAS
Seguindo instruções através de pistas visuais.
Sempre que instruímos nossos filhos, o fazemos de forma verbal. Porém, nem sempre crianças que apresentam comportamentos autisticos, conseguem compreender de maneira integral, ou funcional, nossas mensagens ou intruções.
Nessa atividade chamada de "Hora do Banho" estamos trabalhando pistas visuais associadas a fala e a escrita. A aluna, primeiramente brinca com cartões onde aparecem o passo a passo do banho. Ela verbaliza essas ações e depois é estimulada a emparelhar a mensagem escrita, numa brincadeira de acertar o cartão, tipo jogo de memória. Em outro momento segue pistas sonoras das mensagens escritas que a auxiliam na leitura e assim por diante, explorando, pedagogicamente, a gama de oportunidades que a atividade vai permitindo.
Finalmente segue o passo a passo para dar banho na boneca,
Os objetivos dessa atividade envolvem a organização da ação para auxiliar esse trabalho de vida diária, a aprendizagem, por pistas visuais, a estimulação da compreensão e uso da linguagem falada, assim como da leitura.
As crianças com comportamente autistico se beneficiam muito da previsibilidade nas ações, das dicas visuais para compreensão de instruções, melhorando seu comportamento e entendimento do mundo que a cerca.
Pedagoga - Deise Maria Bussamra Pasquali
Atividade com a aluna: Maria Letícia Ferreira Gomes - 5 anos
Sempre que instruímos nossos filhos, o fazemos de forma verbal. Porém, nem sempre crianças que apresentam comportamentos autisticos, conseguem compreender de maneira integral, ou funcional, nossas mensagens ou intruções.
Nessa atividade chamada de "Hora do Banho" estamos trabalhando pistas visuais associadas a fala e a escrita. A aluna, primeiramente brinca com cartões onde aparecem o passo a passo do banho. Ela verbaliza essas ações e depois é estimulada a emparelhar a mensagem escrita, numa brincadeira de acertar o cartão, tipo jogo de memória. Em outro momento segue pistas sonoras das mensagens escritas que a auxiliam na leitura e assim por diante, explorando, pedagogicamente, a gama de oportunidades que a atividade vai permitindo.
Finalmente segue o passo a passo para dar banho na boneca,
Os objetivos dessa atividade envolvem a organização da ação para auxiliar esse trabalho de vida diária, a aprendizagem, por pistas visuais, a estimulação da compreensão e uso da linguagem falada, assim como da leitura.
As crianças com comportamente autistico se beneficiam muito da previsibilidade nas ações, das dicas visuais para compreensão de instruções, melhorando seu comportamento e entendimento do mundo que a cerca.
Pedagoga - Deise Maria Bussamra Pasquali
Atividade com a aluna: Maria Letícia Ferreira Gomes - 5 anos
Comentários
Postar um comentário