TECLADOS ADAPTADOS PARA ALUNOS DE BAIXA VISÃO NA EMEBE!

VOCÊ SABE O QUE É BAIXA VISÃO?


O termo deficiência visual abrange conceitos que incluem desde a cegueira total, onde não há percepção de luz até a baixa visão. Entre um grupo de deficientes visuais, ainda ocorrem subdivisões de tipos de deficientes, de acordo com as limitações que apresentam, e também no quanto de acuidade visual possuem. Há os cegos (ausência total de visão) e aqueles com baixa visão, ou visão subnormal (os que ainda possuem algum tipo de visão residual).
Foi a partir da resolução adotada pelo Conselho Internacional de Oftalmologia, em Sidney, Austrália, em 20 de abril de 2002, que se passaram a utilizar os termos “cegueira” para os casos de perda total da visão e para condições nas quais os indivíduos precisam contar predominantemente com habilidades de substituição da visão. Já “baixa visão” é utilizado para definir os graus menores de perda de visão e para condições nas quais os indivíduos precisam receber auxílio significativo por meio de aparelho e dispositivo de reforço da visão.
A visão subnormal, ou baixa visão, é uma perda severa de visão que não pode ser corrigida por tratamento clínico ou cirúrgico nem com óculos convencionais. Também pode ser descrita como qualquer grau de enfraquecimento visual que cause incapacidade funcional e diminua o desempenho visual. No entanto, a capacidade funcional não está relacionada apenas aos fatores visuais, mas também às reações da pessoa à perda visual e aos fatores ambientais que interferem no desempenho. Muitas funções visuais podem estar comprometidas no indivíduo com visão subnormal, como: acuidade visual, campo visual, adaptação à luz e ao escuro e percepção de cores, dependendo do tipo de patologia apresentada, isto é, do tipo de estrutura ocular que apresenta lesão. Essa condição, no entanto, não deveria ser confundida com cegueira. Pessoas com visão subnormal ainda têm visão útil a qual pode ser melhorada com recursos ópticos especiais. A deficiência visual pode ser menor ou maior dependendo da patologia ou lesão ocular de cada indivíduo.
Para determinar melhor essa divisão, existe uma classificação feita por médicos e oftalmologistas, segundo a qual cegos são aqueles que apresentam acuidade visual de 0 a 20/200 (enxergam a 20 pés de distancia aquilo que uma pessoa normal enxerga a 200 pés), no melhor olho após correção com ajuda de óculos, ou que tenham no máximo um ângulo visual de 20º de amplitude. São considerados indivíduos com visão subnormal aqueles que apresentem acuidade visual de 20/200 pés a 20/70 pés no melhor olho, após correção máxima.
(Fonte: Instituto Benjamin Constant)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO " ANIVERSARIANTE DO MÊS"

O JOGO "NUNCA DEZ"