PROJETO: PÁTRIA AMADA














Bandeira de Cerquilho:



Descrição:
A Bandeira de Cerquilho, instituída pela Lei Municipal nº 523, de 31 de março de 1970, durante a administração de Alcides De Nadai. De autoria do Profº. Aecinoé Antonio Peixoto de Faria, heraldista da Enciclopédia Heraldica Municipal.
Dividida em quatro partes em cruz, simbolizando o espiríto cristão do povo cerquilhense, sendo esses quartéis constituídos por quatro faixas amarelas carregadas de sobrefaixas vermelhas, dispostas duas a duas no sentido horizontal e vertical  e que partem de um círculo amarelo central que representa a cidade sede do município onde está aplicado o brasão que simboloza a Prefeitura Municipal.
As faixas simbolizam o poder municipal que se expande por todo território e os quartéis representam as propriedades rurais. A cor azul simboliza a justiça, nobreza, perseverança, zelo, lealdade, recreação e formosura; o amarelo simboliza a glória , esplendor, riqueza, grandeza e mando; o vermelho é o amor pátrio, dedicação, audácia, desprendimento, valor, intrepidez, coragem e valentia.



Bandeira do Brasil:


Descrição:
A BANDEIRA DO BRASIL, uma das mais belas e sugestivas do mundo, é também a única a possuir uma esfera celeste. Adotada em 19 de novembro de 1889, seu círculo interno, em azul, corresponde a uma imagem dessa esfera, inclinada segundo a latitude da cidade do Rio de Janeiro às 12 horas siderais (aproximadamente 8 e meia da manhã) de 15 de novembro de 1889 (Proclamação da República) e cada estrela representa um Estado da federação. Trata-se da mais completa ilustração celeste já imaginada para uma bandeira nacional.
Cada vez que um Estado é extinto retira-se sua estrela. Quando ocorre uma fusão, apenas uma permanece para representar o novo Estado. Novas estrelas podem ser acrescentadas, na medida da criação de novos Estados, sempre obedecendo a configuração original. A capital federal é representada pela estrela polar do sul, em torno da qual todas as demais tem um movimento aparente. Abaixo, uma descrição de cada uma das nove constelações hoje presentes na bandeira e a relação entre estrelas e Estados.
Bandeira da Estado de São Paulo


Descrição:
ESTRELAS - "as quatro estrelas a rodear um globo, em que se vê o perfil geográfico do país, representam o Cruzeiro do Sul, a constelação indicadora da nossa latitude astral ... Assim, pois, erga-se firme, palpite glorioso o Alvo-Negro Pendão do Cruzeiro!!".
Contudo a Lei 145, de setembro de 1948, não deu uma explicação extensa e bem heráldica da nossa bandeira.  Isto, aliás, já havia sido feito pelo Decreto-Lei  16.349, de 1946, o qual precedeu os seus dois últimos artigos de uma série de considerandos em que o último é uma interpretação, muito estruturada, da bandeira paulista: " a bandeira de São Paulo significa que "noite e dia" (campo burelado de preto e branco) o nosso povo está pronto a verter o seu sangue (cantão vermelho) em defesa do Brasil (círculo e silhueta geográfica) nos  quatro pontos cardeais (estrela de ouro)".

CORES - branco, preto e vermelho "(a bandeira) simboliza de modo perfeito a gênese do povo brasileiro, as três raças de que ela se compõe - branca, preta e vermelha."



OBJETIVOS
O aluno deverá:

  • Conhecer a história da bandeira e dos hinos nacionais;
  • Resgatar o civismo;
  • Saber se portar perante a Bandeira;
  • Conhecer as cores da Bandeira e saber seus significados;
  • Conhecer a letra do Hino Nacional;
  • Respeitar as manifestações patrióticas;
  • Conhecer o Hino à Bandeira Nacional.
PROJETO: PÁTRIA AMADA


JUSTIFICATIVA
Pretendemos resgatar a história e o respeito pelos símbolos nacionais brasileiros e hinos pátrios.
AÇÕES DESENVOLVIDAS

  • Conversa informal;
  • Hasteamento semanal das Bandeiras;
  • Estudo das cores e significados;
  • Interpretação da letra do Hino Nacional, da Bandeira e de Cerquilho;
  • Jogos de quebra-cabeça
  • Confecção da Bandeira em Papel;
  • Comemoração das datas cívicas;
  • Execução e canto de hinos pátrios em suas respectivas datas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO " ANIVERSARIANTE DO MÊS"

O JOGO "NUNCA DEZ"